sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

GRAMATICA EM ARAMAICO - LÍNGUA PORTUGUESA

Esta notícia me chegou também através do Telmo Figueiredo, a quem agradeço pelas novidades:

Foi publicada a primeira gramática de Aramaico Bíblico em língua portuguesa. A edição é brasileira, realizada por um presbítero que deixou o ministério, após realizar estudos na Alemanha, e que trabalha como professor no Departamento de Língua e Literatura Hebraicas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, em São Paulo. O nome dele é Reginaldo Gomes de Araújo. O trabalho está bem feito e possui uma preocupação didática que perpassa toda a obra. Há vários exercícios e as conjugações verbais se destacam em duas cores, o que é uma novidade nesse setor de gramáticas de línguas bíblicas, pelo menos no Brasil! O livro saiu publicado por uma editora que também está debutando, a Targumim. De fato, esse é o seu primeiro livro publicado. Há promessas de outros para um breve futuro.

----------------------------




Reginaldo Gomes de Araújo

ISBN : 85-99459-01-5

368 páginas - formato: 16x23 cm Paradigma do Verbo

Valor: R$ 70,00 Sumário



A língua aramaica, juntamente com o hebraico, acádico, árabe e fenício, constitui a família de língua semítica dos habitantes das tribos nômades do deserto da Síria. O aramaico, como língua, foi importante nos séculos VI - IV A.E.C., chegando a ser, até mesmo, língua franca no Oriente Médio. Apesar da política aramaica ter chegado ao seu fim, a língua aramaica sobreviveu, e por incrível que pareça, conseguiu uma presença muito mais vasta do que seu próprio povo, do qual teve as suas origens.

A Gramática do Aramaico Bíblico aborda toda a morfologia do aramaico presente na Bíblia Hebraica, a saber, em Gênesis 31,47, em Jeremias 10,11, em Daniel 2,4 – 7 ,28 e em Esdras 4,8 – 6,18 e 7,12-26. Ademais, apresenta, de forma concisa, a sintaxe do verbo e do substantivo do aramaico bíblico. A gramática procura explicar todas as particularidades com relação à vocalização e redução vocálica do aramaico, de forma que o estudante seja capaz de entender e explicar as diversas alterações vocálicas presentes no texto aramaico. Formas verbais não presentes no texto aramaico da Bíblia são indicadas com base nos outros dialetos do aramaico (targúmico, talmúdico e siríaco), fazendo, assim, com que se conheça todas as formas possíveis.

A Gramática do Aramaico Bíblico foi elaborada para um curso semestral de nível universitário, mas também está voltada para o uso sem o auxílio do professor. Ela traz os textos aramaicos da Bíblia Hebraica, apêndices com paradigmas verbal e nominal, destacando as desinências em cor vermelha, facilitando, assim, o aprendizado por parte do aluno. Além dos glossários Aramaico-português e Português-aramaico, ela apresenta uma bibliografia geral que indica livros para posteriores estudos do aramaico, e também de outras línguas semíticas, como o hebraico, árabe, acádico, siríaco e ugarítico. A base gramatical do aramaico bíblico serve de fundamento para um posterior estudo de outros dialetos do aramaico, inclusive o de Qumran e o siríaco.

Reginaldo Gomes de Araújo